Símbolos e cores do Autismo: qual é, e o que significa.

ABA terapia autismo Clínica Eureka ABA Psicologia

O símbolo do autismo ganhou muito destaque nos últimos anos. Isso porque, graças a mobilização de pais, profissionais da saúde, cuidadores para promover uma melhor qualidade de vida para os portadores deu início a organizações, instituições e também a símbolos ligados aos transtornos. Confira abaixo os símbolos, cores e seu significado:

Fita de conscientização

A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da conscientização sobre do autismo. As peças em diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dos portadores pela sociedade em geral. É muito usada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.

A peça de quebra-cabeça

Representa a complexidade do autismo e seus diferentes aspectos que se encaixam formando o TEA.  O logotipo de peça de quebra -cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks .

Cor Azul

A cor azul foi escolhida para representar o TEA devido ao grande número de diagnostico em meninos – 4 meninos para cada 1 menina no aspectro.

Especialistas acreditavam, assim que meninos eram mais propensos ao diagnóstico do que meninas, mas anos mais tarde essa afirmação começou a ser refutada, porque começaram a surgir indícios de que meninas poderiam ser menos diagnosticas devido ao fato de conseguirem camuflar os sinais de autismo.

O colar com Girassol

O cordão de girassol é um símbolo de apoio para pessoas com deficiências ocultas. Deficiência oculta é a deficiência que não está visível, como por exemplo, o AUTISMO. Como muitos Falam “autismo não tem cara”. É identificação para priorizar os atendimentos.

há diferentes significados por trás do símbolo do autismo. Assim, todos visam representar a diversidade presente nas pessoas diagnosticadas com TEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *