O terror noturno infantil faz com que a criança, apresente sinais de desespero enquanto dorme, choro repentino no meio da noite como também gritos e agitação. Em alguns casos abrem os olhos como se estivesse acordada e pode se movimentar ou caminhar. Na manhã seguinte, não se recorda de nada. Sintomas como esses são característicos de um distúrbio do sono conhecido como Terror Noturno.
Nesses episódios, é comum os pais não saberem como lidar, nem o que fazer para acalmar seus filhos. Apesar do choque a recomendação é apenas tentar tranquiliza-la e não os acordar durante a crise, caso acorde, oferecer proteção e carinho até que se acalme novamente. É comum durar poucos minutos ou até segundos e a criança volta a dormir logo em seguida. Porém é importante tomar cuidado para não reforçar comportamentos que, quando repetidos várias vezes, podem perdurar, como o de levar para a cama dos responsáveis caso esteja em transição para dormir sozinho.
Mas afinal o que pode causa o terror noturno¿ A ciência ainda não sabe explicar exatamente o que ocorre. Mas já se verificou que ter um dia muito agitado ou estressante pode desencadear o distúrbio, além de privação de sono, febre alta ou apneia do sono. A genética também pode ser uma das explicações.
O que fazer para parar o surto? É importante adotar uma rotina regrada, com horário regular para ir para a cama e levantar, caprichar no sono para manter a criança relaxada, também ajuda. Essas crises tendem a desaparecer com o passar dos anos, mas, se elas forem muito frequentes na sua casa, e apresentar prejuízos físicos, emocionais ou em suas atividades diárias é importante buscar ajuda médica e psicológica.