EXCLUSÃO | Ocorre quando estudantes são direta ou indiretamente privados de acessar qualquer forma de escolarização, ou seja, à separação dos indivíduos com necessidades especiais dos demais.
SEGREGAÇÃO | Ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Refere se ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar, destes indivíduos para com os outros colegas.
– Andrea RamalO objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças.
INTEGRAÇÃO | É o processo de inserir estudantes com deficiência no sistema regular de ensino em salas especiais, separados das crianças sem deficiência, ou sejas, são adaptações feitas pelos indivíduos para acompanharem a escola.
INCLUSÃO | É um processo de reforma sistêmica, que envolve a adequação de métodos de ensino e abordagens, para proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário e participativo para todos os alunos. A inclusão é melhor não apenas para alunos com deficiência. Ela também beneficia os outros alunos e toda comunidade escolar. 💛💙 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀