🤔 Por que a seletividade alimentar é mais frequente em TEA?

Sabemos o quanto é importante que a criança deve ingerir vitaminas, mas…
.
…existe algumas dietas restritivas e seletivas que pode comprometer a nutrição, que geralmente se manifesta com criança atípica.
.
🤔 POR QUE A SELETIVIDADE ALIMENTAR É MAIS FREQUENTE EM TEA?
.
As crianças atípicas, tendem a possuir desordens gastrointestinais, como diminuída produção de enzimas digestivas, inflamações da parede intestinal e permeabilidade intestinal alterada. 
.
Sim! Está relacionado, com o Transtorno do Processamento Sensorial _ TPS, altera a interpretação que o cérebro faz dos estímulos que recebemos através dos sistemas sensoriais, como por exemplo a textura dos alimentos, resultando em comportamentos atípicos.
As crianças aceitam ou rejeitam os alimentos com base em sua textura, sabor, aroma, temperatura e apresentação.
.
⚠️ ATENÇÃO!
Quando a criança recusa sistematicamente alimentos nutritivos, as relações responsáveis, pais com o (a) filho (a) podem tornar-se tensas, e as refeições podem transformar-se em uma fonte significativa de estresse.
.
Pressionar muito a criança para que coma mais ou menos certos alimentos podem ser prejudiciais e contraproducentes. Mas, contrapartida sabemos, o inadequado estado nutricional, a limitada variedade de alimentos e a gravidade da sintomatologia associada ao TEA podem causar significativo impacto na qualidade de vida da criança, pais e cuidadores, por este motivo, recomendamos a você responsável pele criança, que busque uma Equipe multidisciplinar que possa auxiliar com adaptação no momento de introduzir o alimento rejeitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *